Instituto Pensar - ?Bolsonaro não precisa de um golpe, ele é um golpe?, avalia Lilia Schwarcz

?Bolsonaro não precisa de um golpe, ele é um golpe?, avalia Lilia Schwarcz

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: Reprodução

No Roda Viva dessa segunda-feira (7), a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz afirmou que o governo Bolsonaro está ?sequestrando as pautas democráticas? e corroendo as instituições do Estado. Segundo ela, o presidente Jair Bolsonaro é o próprio golpe.

"Jair Bolsonaro não precisa de um golpe, porque ele está corroendo nossas instituições por dentro. Ele é o golpe. Muito interessante os brasileiros terem acreditado numa miríade de nova política, quanto tínhamos na frente uma velhíssima política?, observou.

Como exemplo, Lilia citou a escolha do presidente para a direção da Fundação Palmares, Sérgio Camargo.  "As populações negras no Brasil têm dupla morte. A morte física e a morte da memória. O governo Bolsonaro está sequestrando as pautas democráticas. Não só os nossos símbolos, como o verde e o amarelo, mas sequestrando as pautas, produzindo uma guerra cultural?, afirmou.

Nostalgia imaginária

A historiadora também afirmou que a nostalgia da ala militar é "imaginária? e não tem lugar. Segundo ela, o governo brasileiro cria uma imagem da ditadura militar ? que foi de 1964 a 1984 no Brasil ? de um passado que não existiu.

"Estamos falando de um governo que faz uma mística da ditadura, chama o golpe de democrático, como se isso existisse e chama por um passado que nunca existiu. Esse passado é criado por Jair Bolsonaro?, acrescentou.

Para Lilia, o Brasil sempre foi autoritário, por isso a eleição de Bolsonaro não pode ser encarada com surpresa e "essa mística do exército sempre fez parte dessa farsa toda?.

Ela ainda que afirma houve uma tentativa do governo Bolsonaro em usar a pandemia do coronavírus para fins ideológicos e para fortalecer a visão do Executivo.

"Uma tentativa de usar a pandemia para fins ideológicos, políticos, isso sempre acontece. O problema é o uso que faz. O uso que Bolsonaro faz do auxílio emergencial, quando sabemos que a principio era contra o auxílio, o uso que ele faz no sentido de impor um medicamento cuja validade não é comprovada??, ressaltou.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: